Área de Clientes:
Login:
Senha:  


Home | Vida | Auto | Previdência | Residência  | Empresa | Condomínio | Transporte | Mapa do Site | Fale Conosco

Você está em:  d.a.r. - corretora de seguros > dicionário de seg.
.


DICIONÁRIO
 

Clique nas letras abaixo para acessar os verbetes.
.

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V


- G -
.
GARAGISTA - V. Seguro Responsabilidade Civil Guarda de Veículos de Terceiros.

GARANTIA - É a designação genérica utilizada para designar as responsabilidades pelos riscos assumidos por um segurador ou ressegurador, também empregada como sinônimo de cobertura.

GARANTIA ACESSÓRIA DE DIÁRIAS HOSPITALARES - V. Garantia Adicional de Despesas Médico-Hospitalares.

GARANTIA ADICIONAL DE DESPESAS MÉDICO-HOSPITALARES - É a garantia, dada no Seguro Acidentes Pessoais, que tem por objetivo reembolsar o segurado das despesas médicas e dentárias, bem como diárias hospitalares incorridas a critério médico, que o segurado venha efetuar para o seu restabelecimento, em conseqüência de um acidente pessoal.

GARANTIA ADICIONAL DE INDENIZAÇÃO ESPECIAL DE MORTE POR ACIDENTE - É a garantia, dada no Seguro Vida em Grupo, de pagamento de um capital proporcional ao da garantia básica, limitado a 100% (cem por cento) deste, em caso de morte acidental do segurado, devendo a proporcionalidade constar da apólice.

GARANTIA ADICIONAL DE INVALIDEZ PERMANENTE TOTAL POR DOENÇA - É a garantia, dada no Seguro Vida em Grupo, prevendo o pagamento da indenização relativa à garantia básica, ao próprio segurado, de uma só vez ou em parcelas, caso ele venha a se tornar total e permanentemente inválido para o exercício de qualquer atividade, em conseqüência de doença.

GARANTIA ADICIONAL DE INVALIDEZ PERMANENTE TOTAL OU PARCIAL POR ACIDENTE - É a garantia, dada no Seguro Vida em Grupo, de pagamento de uma indenização proporcional à garantia básica, limitada a 200% (duzentos por cento) desta, relativa à perda ou à impotência funcional e definitiva total ou parcial, de um membro ou órgão em virtude de lesão física causada por acidente coberto.

GARANTIA ADICIONAL DE PENHOR - V. Seguro Garantia.

GARANTIA ADICIONAL HOSPITALAR-OPERATÓRIA - É a garantia, hoje descontinuada, de reembolso ao segurado das despesas de intervenção cirúrgica efetuadas com o seu tratamento ou o de seus dependentes devidamente incluídos na apólice, desde que para a realização da cirurgia haja necessidade de internação hospitalar. V. Seguro Grupal de Assistência Médica e/ou Hospitalar.

GARANTIA ALL RISKS - V. Seguro Todos os Riscos.

GARANTIA BÁSICA - V. Cobertura Básica.

GARANTIA CASCOS - É a denominação usual empregada para designar a cobertura básica de Cascos Aeronáuticos. V. Seguros Aeronáuticos.

GARANTIA CONTRATUAL - É a formalização de uma responsabilidade assumida através de contrato.

GARANTIA DE INVALIDEZ - V. Garantia Adicional de Invalidez Permanente Total por Doença, Garantia Adicional de Invalidez Permanente Total ou Parcial por Acidente, Seguro Vida e Seguro Acidentes Pessoais.

GARANTIA DE INVALIDEZ PERMANENTE POR ACIDENTE - É uma das garantias básicas do ramo Acidentes Pessoais, a outra é morte, que cobre a perda, redução ou impotência funcional definitiva, total ou parcial, de membros ou órgãos.

GARANTIA DE MORTE - É a garantia básica dos Seguros Vida em Grupo (morte, qualquer que seja a causa), Acidentes Pessoais (mrte acidental). V. Seguro Vida em Grupo e Seguro Acidentes Pessoais.

GARANTIA DE PERFEITO FUNCIONAMENTO - V. Seguro Garantia de Perfeito Funcionamento.

GARANTIA DE REMOÇÃO DE DESTROÇOS - V. P&I e Seguro Cascos Marítimos.

GARANTIA DE RETENÇÃO DE PAGAMENTOS - V. Seguro Garantia de Retenção de Pagamentos.

GARANTIA DO CONCORRENTE - V. Seguro Garantia do Concorrente.

GARANTIA DO EXECUTANTE CONSTRUTOR - V. Seguro Garantia Executante Construtor.

GARANTIA DO EXECUTANTE FORNECEDOR - V. Seguro Garantia Executante Fornecedor.

GARANTIA DO EXECUTANTE PRESTADOR DE SERVIÇOS - V. Seguro Garantia Executante Prestador de Serviços.

GARANTIA DO GOVERNO FEDERAL - É a denominação dada às parcelas de responsabilidade que excediam à capacidade total do mercado, repassadas ao Governo Federal, através dos procedimentos que eram adotados pela extinta CSRG-Comissão de Subscrição de Riscos com Garantia do Governo Federal.

GARANTIA HOSPITALAR-OPERATÓRIA - V. Garantia Adicional Hospitalar-Operatória.

GARANTIA LAP - V. Cláusula LAP.

GARANTIA PROVISÓRIA - V. Cobertura Provisória.

GARANTIA RETA - É a denominação dada à cobertura adicional do ramo Aeronáuticos, que garante o risco de Responsabilidade Civil do Explorador ou Transportador Aéreo, indenizando o segurado por danos pessoais e/ou materiais causados pela(s) aeronave(s) caracterizada(s) na apólice, desde que o mesmo venha a ser judicialmente obrigado a pagar tais prejuízos, com fundamento em dispositivo do CBA-Código Brasileiro de Aeronáutica e outros acordos internacionais ratificados pelo Governo brasileiro.

GARANTIA RTA - É a denominação, derivada da expressão "Responsabilidade do Transportador Aéreo", dada à cobertura básica de transporte aéreo.

GARANTIA TRÍPLICE - É a denominação genérica utilizada para designar os seguros de Responsabilidade Civil Geral, cujas importâncias seguradas são estipuladas separadamente para: danos a uma pessoa, danos a mais de uma pessoa e danos materiais.

GARANTIA ÚNICA - É a denominação dada ao seguro Responsabilidade Civil Geral, onde foi estipulada uma importância única para garantir tanto os danos materiais ou pessoais, quer para uma ou mais pessoas.

GARANTIDO - V. Tomador e Seguro Garantia.

GASTOS ADICIONAIS - Correspondem à parcela que, juntamente com a Perda de Receita Bruta, deve ser considerada no dimensionamento das coberturas complementares de interrupção de produção, sendo entendida como a perda equivalente às despesas relativas a gastos paralelos à referida perda, desde que os mesmos não sejam superior à quantia que seria paga, caso o segurado tivesse sido incapaz de compensar qualquer produção perdida ou de continuar as operações ou serviços do negócio segurado.

GEADA - V. Seguro Agrícola.

GENERAL DAMAGE CLAUSE - V. Cláusula de Avaria Grossa.

GERÊNCIA DE RISCOS - É um conjunto de técnica administrativas, financeiras e de engenharia, empregado para o correto dimensionamento dos riscos, visando definir o tipo de tratamento a ser dispensado aos mesmos, quer seja através da transferência/aceitação para fins de seguro, da constituição de reservas e, principalmente, da prevenção de perdas.

GRANDE CABOTAGEM - V. de Grande Cabotagem

GRANIZO - V. Cláusula de Vendaval, Furacão, Ciclone, Tornado e Granizo, Seguro Incêndio e Seguro Riscos Diversos.

GRAU DE DANO - É o maior ou menor alcance/extensão dos danos produzidos por um sinistro.

GRAU DE INVALIDEZ - É a qualidade da incapacidade permanente produzida ao segurado por um acidente garantido pelo contrato.

GREVE - V. Cláusula de Greves, Motins e Comoções Civis.

GROSS EARNING - V. Lucro Bruto.

GROSS EARNING FORM - V. Condição de Lucro Bruto e Seguro Lucros Cessantes.

GRUPO - V. Seguro Vida em Grupo.

GRUPO DE CLASSE A - É um grupo constituído, para fins de contratação do seguro Vida em Grupo, exclusivamente por componentes de uma ou mais categorias específicas de empregados de um mesmo empregador.

GRUPO DE CLASSE B - É um grupo caracterizado pela seleção profissional e constituído, para fins de contratação do seguro Vida em Grupo, exclusivamente por membros de associações legalmente constituídas, em que o sistema de pagamento do prêmio seja unicamente o de desconto em folha de salário, incluindo-se nele as entidades de classe em que haja seleção profissional, não se exigindo, neste caso, necessariamente, o desconto em folha de pagamento.

GRUPO DE CLASSE C - É um grupo constituído, para fins de contratação do seguro de Vida Grupo, exclusivamente por pessoas físicas vinculadas a pessoa jurídica que admitam a estipulação através de estatuto ou de decisão administrativa.

GRUPO SEGURADO - É todo agrupamento de pessoas (empregados, associados, etc. ) coberto por uma ou mais apólices de seguro Vida em Grupo e/ou de Acidentes Pessoais Coletivo.

GRUPO SEGURÁVEL - É todo agrupamento de pessoas vinculadas a um estipulante, passível de contratar seguro Vida em Grupo e/ou de Acidentes Pessoais Coletivo.

GUERRA - V. Riscos de Guerra.

GUERRAS E GREVES - V. Cobertura Especial de Guerra e Greves, Seguro Cascos Marítimos e Seguro Transportes.

GUERRA E RISCOS EXTRAORDINÁRIOS - É a denominação dada às coberturas de Vida em Grupo e de Acidentes Pessoais Coletivo, proporcionadas por consórcios, para sinistros causados por guerra, guerra civil, guerrilha, revolução, agitação, motim, revolta, sedição, etc.

GUARDA DE EMBARCAÇÕES DE TERCEIROS - É a denominação dada às coberturas de garantia do reembolso de indenização paga pelo segurado por danos materiais em embarcações de terceiros sob sua guarda, bem como roubo ou furto total das mesmas, inclusive danos causados durante a retirada da garagem para a água e vice-versa.

GUARDA DE VEÍCULOS DE TERCEIROS - É a denominação dada às coberturas de garantia do reembolso de indenização a ser paga pelo responsável pela guarda de veículos (condomínios, postos de gasolina, garagens públicas, etc.) por danos materiais, inclusive roubo ou furto total dos mesmos. V. tb. Seguro Guarda de Veículos de Terceiros.

GUIA DE TAXAÇÃO ANALÍTICA DE RICOS DE INDÚSTRIAS PETROQUÍMICAS - É a própria tarifa de riscos Petroquímicos adotada pelo Mercado Segurador Brasileiro, derivada de tradução adaptada do "Schedule for Rating Petrochemical Plants (Fire, Explosion and Allied Coverages), do "Western Actuarial Bureau", que está inserida na TSIB.

.

- início -
.